RSS

#Dicionário das Marmorarias

19 jul

 Apicoado – Acabamento aconselhado para áreas externas. Feito à base de impactos (marteladas), tem aspecto poroso e textura uniforme.

Bisotado – Em tampos e bancadas de mármore ou granito é um tipo de arremate que cria chanfros a 45°. Já em peças para pisos tem a função de tirar o corte das arestas, evitando que as beiradas se quebrem.

Boleado – Arremate usado nas bordas das pias ou bancadas de mármores ou granito. Pode ser simples, feito a 90° ou 180°, ou duplo.

Bruto – Mármores e granitos sem qualquer acabamento, usados tal como são achados na natureza, apenas serrados.

Cabuchon – Na composição de pisos, nome dado às pequenas peças (geralmente com 5 x 5 cm ou 10 x 10 cm) que ficam entre a junção das maiores.

Corrida – Diz-se “seguir a corrida”. Termo usado colocadores de pisos de mármore e granito, significa assentar o piso de acordo com o sentido dos seus veios.

Cristalização – Processo feito por empresas especializadas com a função de criar uma película protetora para os pisos de mármore e granito.

Faixa – O mesmo que tabeira. Na composição de pisos em mármore ou granito, moldura que contorna o ambiente.

Flamejado – Acabamento de aspecto rugoso e ondulado, só para granito em áreas externas.

Frontão – Arremate entre a parede e a pia da cozinha ou a parede e o lavatório. Costuma medir 5 cm, 7 cm ou 10 cm de altura.

Granito – Rocha magmática formada de feldspato, quartzo e mica. Com cores também variadas, é mais duro que o mármore e não possui tantos veios. Ambas podem receber polimento ou outros acabamentos. Têm vasta aplicação na arquitetura, especialmente em revestimentos de pisos, paredes, bancadas e pias, em áreas internas ou externas.

Guarnição – Arremate sobressalente feito geralmente nas bordas de pias de cozinha. Com 3 cm de espessura, salienta 1 cm, impedindo o escoamento da água.

Jateado – Acabamento à base de jato de areia, em peças de mármore ou granito. Sem brilho, é indicado para áreas externas.

Levigado – Semipolido, este acabamento dá aspecto opaco às peças de mármore ou granito. Indicado para áreas internas e externas.

Listello – Faixa padronizada com função decorativa, utilizada na composição de pisos de mármore ou granito.

Marmoleria – Conjunto de trabalhos feito em mármore.

Mármore – Rocha metamórfica de composição calcária. Recristalizada, dura e compacta, possui veios contínuos e cores variadas.

Marmorear – Revestir com mármore.

Marmorista – O mesmo que marmoreiro ou marmorário. Serrador ou polidor de mármores.

Meia cana – Arremate de mármore ou granito geralmente usado nas bordas de bancadas de lavatórios.

Movimentado – Termo usado pelos colocadores de mármore e granito para denominar peças com muitos veios.

Peito de pombo – Arremate geralmente usado nas bordas de bancadas.

Polido – Mármores e granitos que recebem acabamento feito a partir de lustração. Indicados para áreas internas, têm aspecto liso e brilhante.

Rodapé – Colocado rente ao piso, rodeia e protege a parte inferior das paredes. Em mármore ou granito, costuma tem 5 cm ou 7 cm e arremate boleado ou reto.

Tipos de acabamento

São responsáveis pela textura final do material, seja mármore ou granito feitos em diferentes processos. Para escolher, leve em conta não só o aspecto da peça, mas sim, verifique a indicação do fornecedor para o seu uso.

Polido – Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.

Bruto – Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.

Flamejado – Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.

Apicoado – Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme às pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm e para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.

Jateado – É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas.

Levigado – Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas.

Na Prática…

Para escadas internas, o tipo de acabamento mais indicado é o polido, porém serão mais seguras se for feita uma faixa apicoada.

Para escadas em áreas externas, o acabamento apicoado ou flamejado das peças a tornarão mais seguras e antiderrapantes.

Em bordas de piscinas, prefira acabamentos jateados ou levigados, que não deixam a superfície escorregadia, nem machucam no contato.

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 19, 2011 em Dicas, Noticias

 

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.824 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: