RSS

Sustentabilidade – Cinco exemplos de empresas que conseguiram poupar energia

04 ago

No Hotel Verdegreen as placas fototérmicas, responsáveis por aquecer a água, trazem uma economia de 80% nos gastos de energia, quando comparadas ao aquecimento elétrico.

Janelas novas em vez de ar-condicionado, sensores de presença, luzes de LED e telhas translúcidas. Com soluções, em geral, simples, cinco empreendedores conseguiram, além de ajudar o meio ambiente, economizar entre 30% e 50% na conta de luz.

Embora tenham um custo de implementação às vezes alto, as mudanças valem a pena do ponto de vista financeiro no médio e longo prazo, contam os empresários. E, para o ambiente, a vantagem é imediata.

Conheça os exemplos e saiba o que fez a diferença.

Aquecimento solar

O Hotel Verdegreen, de João Pessoa, foi criado há três anos já levando em conta o conceito de construção verde. As luzes são todas de LED e contam com um sensor de presença, para que se apaguem quando não houver ninguém no ambiente. Nos quartos, as luzes desligam um minuto após o hóspede retirar o cartão magnético da porta, ao sair. Segundo Marlone Gonzaga, responsável por sustentabilidade do hotel, isso gera uma economia de 50% na conta de luz. Há ainda placas fototérmicas, responsáveis por todo o aquecimento da água consumida. O seu uso, quando comparado ao aquecimento elétrico, traz uma economia de 80% nos gastos com energia. “Quando se pensa verde, o retorno financeiro não é imediato, mas para o planeta isso com certeza vai fazer a diferença”, diz.

Turno sustentável

Thiago Ramalho, administrador da sorveteria Gela Boca, de Maringá (PR), há quatro anos assumiu os negócios da família e chegou à conclusão de que pequenos ajustes poderiam colocar a empresa no caminho da sustentabilidade. Ao perceber que poderia economizar se deixasse de produzir nos horários de pico, quando a tarifa é seis vezes mais cara, Thiago alterou o horário de trabalho. De agosto a abril, na alta temporada, a fábrica não funciona das 19h às 22h. Assim, o empresário conseguiu diminuir pela metade o valor da conta de luz.

Uma campanha para gerar consumo inteligente

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a loja de lanches Mega Matte, do centro do Rio de Janeiro, criou uma campanha de consumo de energia entre os funcionários no começo do ano. Lucyana Felícia, gerente de marketing da empresa, conta que pela manhã os funcionários separam tudo o que vai ao forno durante o dia para que não se abra e feche os refrigeradores a todo o momento. Além disso, o letreiro luminoso só é ligado ao anoitecer. Essas ações diminuíram a conta de luz de R$403 para R$282. Uma economia de 30% que a empresa espera que suba para 70% até o fim desde ano. “São pequenas ações que, no fim das contas, fazem uma economia grande”, afirma.

Ar-condicionado verde

O restaurante Mc Donald’s de Bertioga (SP), na Riviera São Lourenço, obteve no ano de 2011 a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed, ou liderança em energia e design ambiental). “Todas as soluções de construção implantadas no restaurante são ambientalmente corretas”, diz Sérgio Antonon, responsável pelo projeto da loja. O ar-condicionado do local possui, por exemplo, um dispositivo que monitora a temperatura interna e externa do restaurante. Quando necessário, o sistema desliga os aparelhos e abre as janelas automaticamente. Com isso, Sérgio afirma que a carga térmica necessária para a refrigeração é 25% menor.

Luz solar trouxe economia a oficina mecânica

Há dez anos, quando a Mecânica Chiquinho, de São Paulo, começou a crescer, o proprietário, Francisco Severiano, teve a ideia de construir suas novas instalações utilizando telhas translúcidas. O mecânico contou que a princípio só queria aumentar a claridade na oficina, mas acabou conseguindo reduzir a conta de luz. Há três anos, ele fez uma nova troca de telhas e afirmou que a economia foi imediata. A conta, que antes girava entre R$ 180 e R$ 220 por mês, hoje não chega a R$ 120. “Quando trocamos as telhas, o custo foi alto, mas o ganho fez valer a pena”, diz

Fonte: Cross Content (Terra Empreendedorismo)

 
Deixe um comentário

Publicado por em agosto 4, 2012 em Noticias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: