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Acorde empresário! Atendimento é essencial – Treinamento é preciso

07 set

Em estudo feito pelo PROCON-FGV, foi publicado que 68% dos clientes estão insatisfeitos com o atendimento oferecido, ou seja, de dez clientes atendidos apenas três estão satisfeitos com o atendimento principalmente nas pequenas empresas.

Tenho observado que principalmente as pequenas empresas não se preocupam em treinar seus colaboradores para que eles tenham mais eficiência no atendimento e principalmente dê mais atenção ao cliente.

Quando um empresário vai contratar uma vendedora busca em primeira mão uma pessoa experiente, alguém que está no mercado já há algum tempo, mas como ele pode avaliar se esta pessoa está trabalhando de forma correta? Será que ela sabe atender bem seus clientes?

São questões que não são levantadas, muitas vezes o vendedor que consegue um bom volume de vendas nem sempre é o melhor vendedor, pois existem outros fatores que o ajudaram a fechar as vendas como, a qualidade do produto, a falta de opção do cliente, o preço em promoção, enfim, isso não quer dizer que estes clientes irão voltar na empresa novamente porque foi bem atendido pelo vendedor.

O bom vendedor dá atenção para o cliente, consegue saber qual o sua necessidade, recebe o cliente com aquele sorriso contagiante, e nem precisa ser o Gianecchini ou a Ana Hickmann, pois sempre que uma pessoa sorri para alguém transmite sinceridade, confiança, atenção, vontade de ser útil e servir a pessoa, e isso basta para te contagiar.

O que eu quero dizer com isso, é que mesmo este vendedor sendo experiente no mercado de trabalho, pode não estar totalmente apto para a profissão, precisando de um treinamento para aprender como atender bem um cliente.

O empresário precisa ficar atento a estas questões, pois não é só se preocupar em ter um ótimo produto, instalações maravilhosas, se seus vendedores não tem um padrão de atendimento e não tratam seus clientes como sendo os principais responsáveis por aquela empresa existir.

Sim porque, uma empresa só sobrevive com o cliente, e somente o cliente irá fazer com que as vendas sejam cada vez maiores e que a empresa tenha clientes assíduos, que preferem sua empresa por ser tratado como um ser humano dando-lhe toda atenção que ele merece.

Um simples exemplo que sempre comento, é quando você entra em um restaurante com a família e o garçom te recebe com aquele sorriso, te cumprimenta e lhe acompanha à mesa, apresenta o cardápio, e você por entrar pela primeira vez no restaurante pergunta a ele qual o prato que ele sugere a especialidade da casa, e ele gentilmente te apresenta os pratos, as bebidas, pergunta a sua preferência e da sua família.

A atenção pelo atendimento feito do garçom faz com que você e sua família se sintam à vontade e com bem estar em permanecer no local.

Toda empresa precisa fazer um estudo sobre as necessidades do seu cliente, saber o seu perfil, treinar seus funcionários para que eles possam atender de forma a satisfazer seus clientes.

Para isso é essencial que ofereça aos seus funcionários treinamento adequado e tenha na empresa um padrão de atendimento com atenção especial aos seus clientes.

 
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Publicado por em setembro 7, 2012 em Noticias

 

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