RSS

Projeto de reestruturação da Jucesp é aprovado pela Alesp

07 set

A proposta estabelece a integração da Jucesp com o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para facilitar a obtenção de licenças para o desempenho das atividades empresariais, envolvendo os municípios paulistas e os órgãos estaduais responsáveis.

Proposta que transforma o órgão em autarquia especial permitirá a revisão dos processos de trabalho e novos sistemas de informação

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei Complementar 19/2012, que pretende reestruturar a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O intuito da proposta, aprovada por unanimidade no plenário, na última terça-feira, 28 de agosto, é transformar a organização, que tem 122 anos, em uma instituição moderna, rompendo com a visão burocrática, para atribuir ao órgão a missão estratégica de promover o desenvolvimento econômico.

O projeto que transforma a Jucesp em autarquia especial prevê a criação de seu quadro de pessoal, plano de carreiras e sistema retribuitório, permitindo a revisão dos processos de trabalho e o desenvolvimento de novos sistemas de informação, com a finalidade de implantar um processo único de abertura e encerramento de empresas, tudo pela internet, por meio da adoção de contratos sociais e declarações eletrônicas assinadas com certificação digital.

A proposta estabelece a integração da Jucesp com o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), para facilitar a obtenção de licenças para o desempenho das atividades empresariais, envolvendo os municípios paulistas e os órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento: Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Corpo de Bombeiros.

Outra medida já em estágio de implantação é o convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB), que permitirá a realização das inscrições tributárias em um mesmo processo associado ao registro mercantil, emitindo conjuntamente o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Número de Identificação no Registro de Empresas (Nire).

Com a aprovação do texto, o Projeto de Lei Complementar 19/2012 terá um prazo de 15 dias para ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin.

Fonte: Junta Comercial do Estado de São Paulo

 
Deixe um comentário

Publicado por em setembro 7, 2012 em Noticias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: