RSS

Construção aponta carga de tributos como maior problema

25 jul

BRAMINASA elevada carga tributária seguiu como o principal problema apontado pelos empresários da construção civil no segundo trimestre deste ano, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem. O tema foi assinalado por 50,9% das empresas, resultado praticamente igual ao do trimestre anterior, com 50,8% de marcas.

A falta de trabalhador qualificado continua a ser o segundo principal problema, com 42,9%, bem próximo ao observado no trimestre anterior (42,5%). Mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve queda de oito pontos percentuais.

Entre os itens que mais cresceram na lista de preocupações do setor aparecem os dois ligados à concessão de crédito. Taxa de juros elevada cresceu de 17,3% para 21,1%, tornando-se o terceiro principal problema apontados pelas empresas da construção. Falta de financiamento de longo prazo passou de 6% para 10,1%.

Os itens que mais caíram no percentual de marcas entre o primeiro e o segundo trimestres foram: alto custo da mão de obra (34,5% para 27,7%) e o licenciamento ambiental (13,4% para 9,9%).

A pesquisa apurou que a atividade da construção civil continuou a se retrair em junho, acompanhando o enfraquecimento da economia. A entidade informou que o indicador que mede o nível de atividade do setor caiu de 46,9 pontos para 44,3 pontos na passagem de maio para junho. O índice vai de zero a cem pontos, e resultados abaixo de 50 indicam retração da atividade. O nível de produção do setor da construção não cresce desde março de 2012 e desde dezembro mostra retração.

Para se adaptar à queda na atividade, as empresas mostram ajustes no uso da capacidade de oferta. A Utilização da Capacidade de Operação, em junho, é dois pontos percentuais inferior à média de 2012 e o número de empregados caiu durante o ano todo.

Fonte: Valor Econômico

 
Deixe um comentário

Publicado por em julho 25, 2013 em Noticias

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: